Módulo OsCommerce

Para disponibilizar o TrayCheckout como facilitador de pagamento na plataforma OsCommerce, basta baixar o pacote disponível no site institucional do TrayCheckout, extrair a pasta com o módulo e enviar para sua loja. Fique atento que sua versão de instalação OsCommerce deve ser compatível com o módulo TrayCheckout.

Instalação do Módulo OsCommerce

Para instalar o módulo é necessário baixar o pacote através do link abaixo:

OsCommerce

Descompacte o arquivo baixado e copie as pastas e arquivos para o diretório raiz de sua instalação do OsCommerce, caso o sistema exiba a mensagem de mesclagem ou substituição de arquivos, clique em sim para todos.

Passos para instalação via FTP, utilizando o WinSCP:

  1. Enviar o conteúdo da pasta extraída para o servidor da loja virtual, utilizando um software FTP (neste exemplo utilizamos o WinSCP)
  2. Ao efetuar a conexão no FTP, no lado direito serão mostradas as pastas que estão dentro do servidor, acesse a pasta que está sua loja OsCommerce
  3. Enviar as pastas e arquivos extraídos (pastas ext e includes e arquivo checkout_traycheckout.php) do módulo TrayCheckout para a pasta raiz da instalação de sua loja OsCommerce

Cuidado para não arrastar em cima de uma pasta, se isso acontecer você terá uma pasta dentro da outra e então este módulo não funcionará.

OsCommerce - admin configuração

Segue a visualização dos diretórios da instalação do OsCommerce:

OsCommerce - admin configuração

Após a conclusão do envio do módulo Traycheckout, acesse a administração do OsCommerce e entre na seção de Pagamentos do menu Módulos, onde será localizado o módulo TrayCheckout.

OsCommerce - admin configuração

Clique na opção do módulo TrayCheckout onde será mostrado o módulo conforme a imagem abaixo. Ative o módulo clicando em Instalar no lado direito da listagem:

OsCommerce - admin configuração

O próximo passo é configurar o módulo (sessão 3), inserindo os dados de cadastro de sua conta para liberar os pagamentos em sua conta TrayCheckout.

Configuração do Módulo OsCommerce

Para a configuração do módulo, acesse o menu Módulos > Pagamento, e selecione a opção TrayCheckout, onde será exibido o botão Editar.

Ao clicar no botão Editar, serão listadas todas as informações para a configuração do módulo, onde poderá localizar o Token na área administrativa do TrayCheckout, no menu Perfil da Conta > Minha Conta > Dados da Conta.

Segue abaixo imagem com as opções para a configuração do módulo:

OsCommerce - admin configuração

Opções de configuração do módulo TrayCheckout:

  • TrayCheckout: opção para habilitar o TrayCheckout na finalização de compra
  • Token: chave gerada no seu painel de administração do TrayCheckout
  • Tipo de Integração: três opções de exibição do TrayCheckout, onde:
    • REDIRECT: O consumidor é redirecionado para o ambiente do TrayCheckout para finalização da transação
    • FRAME: O TrayCheckout é aberto dentro da loja virtual, possibilitando o comprador finalizar a compra sem sair da loja
    • MODAL: Ao finalizar a compra, o TrayCheckout será exibido sobre a loja virtual, sem o consumidor sair do ambiente da loja
  • Notificação Autommática de Status (NAS): Ativar recurso de atualização automática do status dos pedidos na loja virtual
  • Prefixo do Pedido: campo utilizado para concatenar com o número do pedido da loja ao integrar com a TrayCheckout
  • Ordem de exibição: ordem de exibição, caso exista mais de um método de pagamento
  • Ambiente de Teste: ambiente utilizado para que a loja possa realizar testes de integração com o TrayCheckout – muita atenção para não manter este ambiente habilitado quando a loja estiver efetivamente vendendo
  • Meios de Pagamento Disponíveis: Códigos dos meios de pagamento que deseja utilizar, separados por vírgula (“,”)
  • Status do Pedido Pendente: Status quando o pedido está Aguardando Pagamento no TrayCheckout
  • Status do Pedido Em Processamento: Status quando o pedido está Em Processamento no TrayCheckout
  • Status do Pedido Aprovado: Status quando o pedido está Aprovado no TrayCheckout
  • Status do Pedido Cancelado: Status quando o pedido está Cancelado no TrayCheckout
  • Status do Pedido Em Contestação: Status quando o pedido está Em Contestação no TrayCheckout
  • Status do Pedido Em Monitoramento: Status quando o pedido está Em Monitoramento no TrayCheckout
  • Status do Pedido Em Recuperação: Status quando o pedido está Em Recuperação no TrayCheckout
  • Status do Pedido Reprovado: Status quando o pedido está Reprovado no TrayCheckout