Módulo OpenCart

Para disponibilizar o TrayCheckout como facilitador de pagamento na plataforma OpenCart, basta baixar o pacote disponível no site institucional da Tray, extrair a pasta com o módulo e enviar para sua loja.

Fique atento que sua versão de instalação OpenCart deve ser compatível com o módulo TrayCheckout. As versões compatíveis são mostradas na pagina de download do módulo.

Instalação do Módulo OpenCart

Para instalar o módulo é necessário baixar o pacote através do link:

OpenCart versão 1.x OpenCart versão 2.x

Descompacte o arquivo baixado e copie a pasta para o diretório raiz de sua instalação OpenCart, caso o sistema exiba a mensagem de mesclagem ou substituição de arquivos, clique em sim para todos.

Passos para instalação via FTP, utilizando o Filezilla:

  1. Enviar o conteúdo da pasta extraída para o servidor da loja virtual, utilizando um software FTP (neste exemplo utilizamos o Filezilla)
  2. Ao efetuar a conexão no Ftp, no lado direito serão mostradas as pastas que estão dentro do servidor, acesse a pasta que está sua loja OpenCart
  3. Enviar as pastas extraídas (admin e catalog) do módulo TrayCheckout para a pasta opencart, ou na raiz caso a instalação de sua loja esteja no webroot

Cuidado para não arrastar em cima de uma pasta, se isso acontecer você terá uma pasta dentro da outra e então este módulo não funcionará.

OpenCart - instalando modulo por FTP

Segue a visualização dos diretórios da instalação Opencart:

OpenCart - pastas no FTP

Após a conclusão do envio do módulo Traycheckout, acesse a administração do Opencart e entre na seção de “Formas de Pagamento” do menu Extensões.

Procurar pelo módulo “traycheckout”, ele já deverá ser listado na consulta:

OpenCart - admin configuração

Será mostrado o módulo conforme a imagem abaixo. Clicar no botão install ou instalar (caso sua loja já esteja traduzida) no lado direito da listagem:

OpenCart - admin configuração

Após a instalação, será necessário habilitar e inserir dados de cadastro de sua conta para liberar os pagamentos em sua conta TrayCheckout.

Configuração do Módulo OpenCart

Na página de formas de pagamento, clique em Edit (Editar) para acessar o módulo TrayCheckout.

Será carregada a página do módulo com as opções de configuração abaixo:

OpenCart - admin configuração

Opções de configuração Tray Checkout:

  • Token: campo obrigatório gerado no painel de administração TrayCheckout
  • Sufixo para o nº do pedido: campo opcional, utilizado para concatenar com o número do pedido da loja ao integrar com a Tray
  • Habilitar módulo TrayCheckout: opção para habilitar/desabilitar o módulo na loja
  • Ambiente de Teste (Sandbox): ambiente utilizado pela loja para realizar testes de integração com o TrayCheckout – muita atenção para não manter este ambiente habilitado quando a loja estiver efetivamente vendendo
  • Notificar alteração de status: campo utilizado para ativar/desativar a notificação de email para o cliente sobre as alterações de status
  • Região geográfica: restrição a regiões configuradas para sua loja Opencart
  • Ordenação: opção para ordenar os módulos de pagamento habilitados

Por padrão, a Opencart tem vários status para os pedidos, para trabalhar com o TrayCheckout existem 5 que deverão ser selecionados conforme abaixo:

  • Status Processando: status posterior ao “aguardando pagamento”, indica que TrayCheckout já recebeu o pedido e está processando
  • Status Processado: status que indica a aprovação do pedido, a partir deste status o produto/serviço deve ser enviado ou liberado para o cliente. É a confirmação do pagamento. Muita atenção para não trocar com o status PROCESSANDO
  • Status Cancelado: status que indica o cancelamento, reprovação ou não pagamento da transação no TrayCheckout
  • Status Não Aprovado: status que indica que o pedido não obteve êxito no pagamento, por exemplo, um cartão expirado ou inválido